São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Entidade cometeu equívoco'

DA SUCURSAL DO RIO

O secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio, Flávio Miragaia Perri, afirmou que as obras previstas no projeto do Parque Municipal Turístico de Penedo não causarão danos ambientais.
Ele disse também que a estrada defendida pelo deputado Marco Antônio Alencar não tem qualquer relação com o projeto financiado pelo Bird.
O deputado não respondeu à Folha. Sua chefe de gabinete, Teresa Diogo, disse que ele estava em casa, com gripe, e não poderia falar sobre a questão.
Perri coordena no Rio os chamados Projetos de Execução Descentralizada (PEDs), que reúnem no país governos federal, estaduais e municipais e contam com recursos do Bird.
No caso do projeto para o parque de Penedo, Perri diz que a entidade ambientalista Os Verdes cometeu "um equívoco" ao fazer uma denúncia improcedente.
Segundo ele, o PED não contempla a construção de novas vias que possam causar danos ao meio ambiente do parque, prevendo apenas -entre outros itens- a recuperação de estradas já existentes.
Perri disse que a entidade deveria ter conversado com ele antes de fazer uma denúncia infundada ao Bird.
Ele confia que a direção do banco libere os recursos em novembro, após estudar melhor a questão. "Com a denúncia, o Bird resolveu averiguar a situação antes de liberar a verba. Isso é compreensível."
Para Perri, mesmo que a estrada defendida pelo deputado saia do papel, a Secretaria do Meio Ambiente fiscalizará as obras para que não haja qualquer dano ao meio ambiente.
O prefeito de Itatiaia, Jair Alexandre Gonçalves (PMDB), disse que ali "ninguém é louco" de fazer obras que possam causar desmatamentos. "Todo mundo aqui é ambientalista", afirma.
Segundo Gonçalves, a estrada de Alencar não causará danos ao meio ambiente porque seu traçado vai seguir o de antigas vias de fazendas que hoje estão intransitáveis.

Texto Anterior: Justiça confirma suspensão de concorrência
Próximo Texto: Sacoleiro morre durante assalto a ônibus no PR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.