São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Democracia' serve abelhas e escorpiões

JAIME SPITZCOVSKY
DO ENVIADO ESPECIAL A KUNMING

Os chineses costumam repetir o seguinte pensamento: "comemos tudo que tenha pernas, menos mesa; comemos tudo que tenha asas, menos avião". Essa democracia culinária faz com que as refeições locais ofereçam iguarias como abelhas ou escorpiões fritos.
Abelhas ocupam um lugar de destaque no ranking das preferências culinárias em Kunming. Essa fritura acaba parecendo um tira-gosto numa refeição dominada pelo pato assado, uma das carnes prediletas na Província de Yunnan.
Um dos pratos mais tradicionais da província se chama "macarrão que atravessa a ponte", conhecido em chinês como guoqiao mixian (pronuncia-se "guotchiao mixian"). Trata-se de um prato fundo com água fervendo e coberto por uma camada de óleo.
São servidos o macarrão e fatias de carne bovina, de porco e peixe, todas cruas. O passo seguinte é jogar tudo na água quente, esperar um pouco e comer. Por causa da temperatura da água, nem as carnes nem o macarrão estarão crus.
Outra especialidade de Yunnan são os cogumelos, servidos em saladas ou como um prato principal. Existe uma espécie chamada de "cogumelo carne", porque lembra um pedaço de carne.
Queijo de leite de cabra representa outra tradição local.
Na região de Dali (noroeste da Província), o prato mais famoso é o shaguoyu, ou seja, o peixe cozido e temperado à moda local. O molho mistura 12 ingredientes, entre eles fatias secas de bambu, cogumelos, carne de galinha e de porco e presunto local.
A população muçulmana de Yunnan, integrantes da minoria hui, também carrega uma importante contribuição para a gastronomia local. Seus pratos se apóiam sobretudo em carne de carneiro.

Texto Anterior: Marco Polo. Mao e Deng forjaram imagem da China entre ocidentais
Próximo Texto: Aventura gastronômica começa na universidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.