São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parque mostra cultura étnica que desaparece

JAIME SPITZCOVSKY
DO ENVIADO ESPECIAL A KUNMING

Kunming, inspirada nos parques temáticos dos EUA, está construindo a "Vila das Etnias", espaço de 5,7 km2 que reproduz o estilo de vida dos 26 grupos étnicos da província de Yunnan.
Outra chance de mergulhar no mosaico étnico chinês é a visita à Floresta de Pedras, interessante pela paisagem e pelo vilarejo dos sani, a minoria local.
A "Vila das Etnias" já está aberta à visitação, embora não esteja ainda terminada. Cada grupo étnico levanta casas com arquitetura típica, estátuas e lojas para a venda de artesanato.
A "Vila" também oferece shows de música e danças típicas, num ritual que se repete pelo menos duas vezes por dia. Um cartaz na entrada do parque informa o horário das apresentações.
Espelhando a imensidão asiática, as distâncias entre os "núcleos" de cada etnia são consideráveis e, para aqueles que não estão dispostos a caminhar, existe uma espécie de trenzinho com a missão de transportar os visitantes.
A "Vila", no entanto, proporciona um meio de transporte exótico para os ocidentais: o elefante.
É conveniente visitar a "Vila" com um intérprete, pois quase não há indicações em inglês. Além disso, em cada "núcleo" ficam representantes da etnia, vestindo trajes típicos e dispostos a descrever ao turista seus costumes e tradições. Eles falam apenas chinês, além do seu idioma materno.
A 126 quilômetros de Kunming fica a Floresta de Pedras, conhecida como Shinin. Algumas formações têm mais de 30 metros de altura e acredita-se que a região abrigava um mar antigamente.
Depois de caminhar entre as diversas formações rochosas, é possível se embrenhar pelo vilarejo Cinco Árvores (Wu Ke Song Cun), onde vivem 2.000 integrantes da minoria sani.
Caminhando pelo vilarejo, é possível flagrar homens tocando música com instrumentos típicos.
Algumas casinhas, construídas com tijolos de barro, já colocam na porta produtos destinados à venda. São bolsas, sacolas e bordados típicos.
(JS)

Texto Anterior: Yunnan exporta macacos e resume etnias locais
Próximo Texto: Marco Polo, Mao e Deng forjaram imagem da China entre ocidentais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.