São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BB desconhece como trocará dívidas rurais

CARI RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Embora o acordo para a renegociação das dívidas agrícolas tenha sido fechado anteontem, o Banco do Brasil ainda ignora o tipo de título que receberá em troca dos débitos e os juros dos papéis.
O acordo foi fechado entre governo e parlamentares da bancada ruralista. O BB é o maior credor dos agricultores.
O BB trocará, por títulos, R$ 6,5 bilhões da dívida dos agricultores, que terão prazo de seis anos e mais um de carência para o pagamento, a 3% ao ano mais correção pelo preço do produto. Os títulos serão emitidos pelo Tesouro Nacional e repassados ao BB.
Segundo o presidente do BB, Paulo César Ximenes, o banco e o Tesouro vão negociar até o final deste mês detalhes da operação.
Ximenes acredita que o BB não corre riscos com o acerto entre o governo e os ruralistas, apesar de o banco estar cobrando, no momento, uma dívida antiga do Tesouro no valor de R$ 5,2 bilhões.
Ximenes minimizou o fato de o acerto com os ruralistas ter sido feito sem a definição dos títulos e do valor dos juros, no depoimento feito ontem aos parlamentares das comissões de Trabalho, Finanças, Economia e Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.
O argumento é que o BB receberá valores antes contabilizados como perdidos. Os títulos poderão ser negociados no mercado interbancário, mas não está definido se poderão ser usados na privatização das estatais, segundo o diretor de Finanças do BB, Carlos Gilberto Caetano.

Texto Anterior: Chefe do Incra não fala
Próximo Texto: Posseiros vão devolver terras para governo paulista assentar famílias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.