São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Democrata lidera campanha

DE NOVA YORK

A ofensiva contra a importação de produtos feitos com mão-de-obra infantil foi lançada pelo senador democrata Tom Harkin.
Com o apoio de outros parlamentares, de sindicalistas e movimentos de direitos humanos, o Ministério do Trabalho dos EUA resolveu iniciar a investigação.
Um relatório sobre a exploração do trabalho infantil na agricultura é continuação de investigação já divulgada sobre produtos manufaturados. Neste último, o Brasil é citado com destaque. É dada ênfase à indústria de calçados, com altas exportações aos EUA.
"Nosso objetivo deve ser descobrir fábrica por fábrica (onde há trabalho infantil)", diz o senador.
Tema de pronunciamentos do presidente Fernando Henrique Cardoso e do ministro do Trabalho, Paulo Paiva, a exploração da mão-de-obra infantil no país é, essencialmente, impune. "É muito difícil punir", reconhece o ministro Paulo Paiva.
Em alguns locais, as próprias famílias estimulam as crianças a trabalhar e, portanto, não denunciam a exploração infantil.
Uma das raras investigações realizadas por dirigentes sindicais ocorreu em Franca, região do interior de São Paulo notabilizada pela produção de calçados.
A CUT (Central Única dos Trabalhadores) preparou um relatório denunciado que as crianças são exploradas pelas empresas e pelos próprios pais.

Texto Anterior: RETRATOS DO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL
Próximo Texto: FHC vai a assembléia da ONU nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.