São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pílula dobra risco de trombose, diz OMS

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou ontem que algumas pílulas anticoncepcionais dobram o risco de a mulher ter trombose, coagulação do sangue nos vasos sanguíneos que pode levar à morte se não for tratada.
Segundo estudo que a organização deve publicar, a trombose ocorre em duas mulheres a cada 10 mil que tomam um certo tipo de pílula hormonal. Com outras pílulas, o risco cai pela metade.
As pílulas que trazem maior risco têm hormônios femininos conhecidos como estrógenos, entre eles desogestrel e gestodenmil.
O Departamento de Saúde do Reino Unido anunciou seis pílulas que oferecem risco: Femodene, Femodene ED, Minulet, Tri-Minulet, Marvelon e Mercilon.
Mas, segundo o órgão britânico, a suspensão repentina da pílula, no meio do ciclo menstrual, pode aumentar o risco de trombose em uma eventual gravidez.
O laboratório Organon, fabricante da Marvelon e Mercillon, questionou as afirmações.

Texto Anterior: Bactéria pode viver em Marte, diz estudo
Próximo Texto: Cientistas desenvolvem vacina a partir de genes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.