São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Shakespeare morreu de câncer, sugere equipe

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O poeta e dramaturgo britânico William Shakespeare (1564-1616) pode ter morrido de câncer no olho, segundo divulgou a revista britânica "New Scientist".
Ao estudar uma máscara mortuária de gesso que acreditam ter pertencido a Shakespeare, cientistas da Universidade de Mainz (Alemanha) encontraram um "inchaço" abaixo do olho esquerdo.
Segundo um dos autores do estudo, o "inchaço" poderia ter sido causado por um tipo de câncer que ataca as glândulas lacrimais.
Os cientistas observaram o mesmo sinal em dois retratos de Shakespeare. Eles deduziram que o câncer no olho pode ter matado o dramaturgo, aos 52 anos.
A autenticidade da máscara mortuária usada, conhecida como máscara de Kesselstatt, tem sido contestada desde que foi descoberta na Alemanha, há 200 anos.
Mas os pesquisadores, que fizeram simulações em computador, concluíram que os traços da máscara são praticamente idênticos aos de um busto de Shakespeare.

Texto Anterior: Cientistas desenvolvem vacina a partir de genes
Próximo Texto: Amamentação protege contra alergias até a adolescência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.