São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amamentação protege contra alergias até a adolescência

DA REDAÇÃO

Crianças amamentadas têm menos chance de desenvolver doenças alérgicas como asma, e esse efeito parece durar até a adolescência, segundo estudo da Finlândia que será publicado amanhã na revista britânica “The Lancet”.
As cientistas Ulla Saarinen e Merja Kajosaari, do Hospital das Crianças de Helsinque (Finlândia), afirmam que os benefícios da amamentação podem durar até o início da idade adulta.
Elas analisaram o caso de todos os bebês nascidos no hospital nos primeiros três meses de 1975. O regime alimentar dos bebês foi acompanhado de perto.
Todos começaram a receber comida sólida a partir dos três meses de idade, mesmo que continuassem sendo amamentados.
Em 1979 foram publicados os primeiros resultados, segundo os quais a amamentação preveniu alergia até os três anos de idade.
A incidência de alergias ou asma foi menor nos bebês mais amamentados. Segundo os pesquisadores, o leite humano pode ajudar a revestir o intestino do bebê e impedir moléculas que causam alergia de atacar o sistema de defesa.

Texto Anterior: Shakespeare morreu de câncer, sugere equipe
Próximo Texto: Presidente procura abafar crise com ministro do PMDB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.