São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ataque contra sérvios acaba, diz Croácia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo da Croácia prometeu ontem interromper os ataques aos sérvios da Eslavônia Oriental durante as negociações de paz na Iugoslávia. A Eslavônia Oriental é uma região da Croácia sob controle dos croatas de etnia sérvia, que se opõe à independência do país.
A promessa foi feita pelo presidente Franjo Tudjman a Richard Holbrooke, negociador dos EUA na região. Ontem, Holbrooke esteve em Zagreb (capital da Croácia). Anteontem, ele passou por Belgrado (capital da Sérvia) e Sarajevo (capital da Bósnia).
O secretário de Estado (chanceler) dos EUA, Warren Christopher, afirmou ontem que, sem os 20 mil soldados que o país pretende mandar para a Bósnia, a criação de uma força da Otan que vigie uma eventual paz será impossível.
O envio de soldados voltou a ser criticado ontem no Congresso norte-americano, tanto por republicanos (posição) quanto por democratas (governo). Eles dizem que a operação é muito arriscada.
A França disse duvidar da informação dada pelo líder civil dos sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic, de que dois pilotos franceses que eram mantidos sob custódia sérvia teriam sido sequestrados por muçulmanos ou por criminosos comuns.

Texto Anterior: Senado da Itália demite ministro que atacou juízes
Próximo Texto: Senado dos EUA pede maior sanção a Cuba; Argentina prende suspeito de atentado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.