São Paulo, sábado, 21 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mombaça decreta feriado para acompanhar Paes

Presidente do PMDB diz que FHC não pode cobrar o partido

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MOMBAÇA

A visita do presidente do PMDB, Paes de Andrade, a sua terra natal, Mombaça (CE), fez com que a prefeitura decretasse feriado para que a população assistisse à inauguração do açude Serafim Dias.
A autorização da obra foi feita por Paes em 1989, quando assumiu interinamente a Presidência da República, substituindo José Sarney.
Na ocasião, Paes levou para Mombaça (293 km ao sul de Fortaleza), no avião presidencial, 150 pessoas, entre amigos, jornalistas e políticos, para o que considerou uma "viagem sentimental".
Aliado de Paes, o prefeito de Mombaça, Valdomiro Távora (PPB), além do feriado, deu transporte gratuito para que a população fosse saudar o deputado -chamado pelo prefeito de "meu presidente".
A solenidade de inauguração ocorreu às 12h30 e reuniu cerca de 1.500 pessoas, segundo a Polícia Militar. Devido ao calor de 40 graus, duas pessoas desmaiaram, enquanto as autoridades discursavam.
Paes disse que o conselho político do seu partido deverá se reunir na próxima semana para rediscutir a relação do PMDB com o governo FHC.
Segundo Paes, foi o conselho, formado pela Executiva e governadores eleitos pelo PMDB, quem decidiu pelo apoio ao governo FHC e "é só ele tem o poder de discutir os dilemas desse apoio".
"Com todo o respeito, o presidente só tem o direito de cobrar apoio incondicional dos partidos que participam da coligação que o elegeu. O PMDB apóia o governo, mas quer ter liberdade para divergir", disse.
Para ele, o apoio dado pelo PMDB ao governo não deve ser confundido com submissão. "É por isso que nunca vamos aceitar qualquer tipo de cobrança ou pressão", disse.
Na opinião de Paes, o apoio dado pelo PMDB não tem correspondido a uma "participação efetiva" no centro das decisões do governo. "Não estamos exigindo cargos. Queremos somente participar da elaboração das políticas públicas."

Texto Anterior: FHC quer auxílio de Estados
Próximo Texto: Empresas criam entidade para cobrar peemedebista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.