São Paulo, sábado, 21 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pinheiros deve virar o centro da cidade

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O arquiteto Júlio Neves acredita que a inauguração da nova Faria Lima vai acelerar o deslocamento do "centro de São Paulo" para a região do rio Pinheiros.
"Acho que o centro da cidade no ano 2000 será o canal do Pinheiros", afirmou Neves, autor do projeto de extensão da Faria Lima.
Na segunda-feira, o prefeito Paulo Maluf (PPB) inaugura o trecho da avenida que fará a ligação entre o largo da Batata e a avenida Pedroso de Morais, em Pinheiros (zona oeste).
Os outros trechos da obra, no Itaim (zona oeste) e na Vila Olímpia (zona sul), ficarão prontos só no próximo mês de janeiro.
Neves disse que uma das evidências de que o centro da cidade está se deslocando para a marginal Pinheiros é o boom que houve na avenida Luís Carlos Berrini, paralela ao rio.
O urbanista e arquiteto Cândido Malta concorda com Neves, apesar de discordar da obra na Faria Lima (leia texto abaixo).
Os prédios de escritórios têm se multiplicado na região da avenida. Recentemente, foi inaugurado ali o World Trade Center -um prédio inteligente com uma torre de escritórios de 26 andares, um shopping center e um hotel.
A extensão da Faria Lima, de acordo com Neves, vai induzir o lançamento de empreendimentos voltados para o comércio, prestação de serviços e lazer.
Neves disse que, como ocorre nas grandes cidades do mundo, os serviços pesam cada vez mais na economia de São Paulo. "A cidade está se terceirizando", afirmou.
Ele afirmou também que a tendência de redução da jornada de trabalho -"Em alguns lugares da Alemanha trabalha-se só de segunda a quinta"- exigirá maior oferta de opções de lazer na cidade. "Ninguém vai ficar três dias em casa vendo TV."
A Faria Lima, para Neves, pode ser um pólo em torno do qual a indústria do lazer se desenvolva na cidade de São Paulo.
"Temos que reduzir o número de deslocamentos e organizar a cidade em pólos", disse o arquiteto.
A nova Faria Lima, para Júlio Neves, vai potencializar essa característica do bairro.

Texto Anterior: Mesa reuniu intelectuais negros
Próximo Texto: Valorização já é de 20%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.