São Paulo, sábado, 21 de outubro de 1995
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Ibirapuera inaugura sua feira 'indoor'

DA REPORTAGEM LOCAL

Com a inauguração de um mercado especialmente projetado para vender frutas, legumes e carnes, o shopping Ibirapuera entrou quarta-feira no filão das feiras livres indoors (dentro do prédio). Segue a mesma tendência do shopping Morumbi e do vizinho São Paulo Market Place.
Com 4.500 m2, o Mercado Ibirapuera fica na área que antes era ocupada pela Mesbla. Tem cerca de 20 boxes e 23 lojas e foi construído de acordo com uma pesquisa realizada durante quatro anos pelo próprio departamento de marketing do shopping center.
"Vamos atender a pelo menos cinco bairros da redondeza. Além da clientela habitual do shopping, esperamos receber pessoas que só vêm para comprar no mercado", diz a gerente de marketing do Ibirapuera, Elizabeth Mantovani.
Os feirantes contratados para trabalhar no mercado foram escolhidos em outros shoppings, no Ceasa, no Mercado Municipal e em algumas das principais feiras livres da cidade.
A intenção é oferecer os produtos que são vendidos em uma feira de rua, mas com mais segurança, limpeza e preços competitivos.
"Oferecemos manobrista na porta e tranquilidade no atendimento", diz Mantovani.
A Folha pesquisou o preço de 11 itens, a qualidade e o atendimento nos três shoppings, na Piazza Oscar Freire -que não fica em um shopping, mas funciona nos moldes desses mercados- e também de uma feira livre (na rua Martiniano de Carvalho, Paraíso).
Os preços variam de mercado para mercado (leia quadro), mas há itens, como o camarão, que se equivalem no Ibirapuera, no Morumbi e na Oscar Freire, porque são vendidos pela mesma cadeia de lojas (Sea House). Na feira, o preço do camarão cai um pouco e no Market Place aumenta bem.
Os preços do Market Place são, no geral, maiores que os dos demais. A soma dos preços dos itens pesquisados atingiu, ali, R$ 61,29, contra R$ 55,08 no Ibirapuera, R$ 55,58 no Morumbi, R$ 57,68 na Piazza e R$ 37,3 na feira (sem endívias, que não havia).
A feira oferece a vantagem da "xepa" (final da jornada, quando os preços caem), para quem quer pagar mais barato. Os preços chegam a cair pela metade (a cotação foi feita pela manhã). A distância é outro fator importante para os que moram próximo a feiras livres.
"Compro aqui porque é mais perto. Se abrirem uma feira dessas no shopping do meu bairro, vou já na inauguração", diz a dona-de-casa Ruth Bronstein, 50.
As frutas e legumes vêm quase sempre do mesmo lugar, o Ceasa, e a qualidade se equivale. Mas o atendimento dos mercados indoors é bem mais cuidadoso.
"Prefiro vir ao shopping porque não tem atropelo. Além do mais, está tudo sempre limpinho e você sempre encontra gente bonita", diz a gerente de vendas Sandra Itié, 41, que frequenta a Praça do Mercado (no shopping Morumbi).

PIAZZA OSCAR FREIRE - r. Oscar Freire, 1.055 (tel. 881-7941); MARKET PLACE - av. Nações Unidas, 13.947 (tel. 241-7244); SHOPPING MORUMBI - av. Roque Petroni Jr., 1.089 (tel. 533-2444); SHOPPING IBIRAPUERA - av. Ibirapuera, 3.103 (tel. 536-0011).

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