São Paulo, sábado, 21 de outubro de 1995
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Kaiser investe US$ 90 mi em nova fábrica

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Kaiser vai investir cerca de US$ 90 milhões em uma nova fábrica de cerveja no Nordeste. A nova unidade entra em funcionamento a partir de 1997.
Entre os Estados prováveis para sediar a nova fábrica da companhia, a segunda na região, estão Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco. Há indícios de que a nova unidade será na Paraíba.
Até o final do ano, a empresa define a localização e os detalhes do projeto, diz Carlos Eduardo Jardim, vice-presidente.
Segundo ele, parte do dinheiro investido será obtido junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), órgão do governo que financia novos projetos de investimento. Nesta semana, Jardim esteve com secretários dos Estados nordestinos.
Por enquanto, a empresa ainda analisa a viabilidade econômica do projeto. Isto é, o mercado local, a disponibilidade de água e as vantagens fiscais de cada Estado.
Segundo Jardim, a região Nordeste é o alvo dos investimentos da companhia porque tem um grande mercado potencial. "Vamos onde tem mercado."
Com a estabilização da economia -que deu mais poder de consumo às camadas de menor renda- a venda de cerveja, uma bebida popular, foi favorecida.
Além disso, o clima tropical do Nordeste, que estimula o consumo, está sendo levado em conta para nortear os planos da empresa no novo investimento.
Ainda para este ano, a companhia investe pesado em marketing cultural para alavancar as vendas.
A empresa tem hoje seis unidades produzindo cerveja no país. No final do mês, entra em operação a nova fábrica de Araraquara (282 km a noroeste de São Paulo).
A unidade de Ponta Grossa (PR), em fase de construção, não tem data para entrar em operação.
A meta da companhia é fechar 1995 produzindo 1,7 bilhão de litros de cerveja em suas sete fábricas. Com isso, quer deter 15% do disputado mercado nacional.
Segundo pesquisa da Nielsen, em agosto e setembro foram vendidos 650,6 milhões de litros de cerveja no país, 12,6% mais do que no mesmo período de 1994.
Mas, comparado a outros países, o consumo nacional da bebida ainda é considerado pequeno. Cada brasileiro bebe por ano 42 litros de cerveja. O alemão consome 150 litros.

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