São Paulo, sábado, 21 de outubro de 1995
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Garotos

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

Não restam dúvidas que o automobilismo brasileiro vive uma fase ruim. Como se não bastasse Ayrton Senna, em 94, agora temos de conviver com o absurdo da morte de um garoto de 19 anos.
Em Aida, vem-se discutindo o que poderia ter evitado essa estupidez. Para alguns, foi falta de sorte. Para outros, uma falha dos comissários, que não punem quem obstrui os adversários nas retas.
Fico com a teoria que ele tinha apenas 19 anos e não merecia morrer dessa forma.
Ao comentar o fato, Rubens Barrichello reconheceu que um piloto mais jovem usa os freios mais tarde, não por arrojo, mas por inconsequência.
Isso é um fato que deveria ser levado em consideração pela pessoas que dirigem o automobilismo. Não sei como, mas o acesso a uma categoria de mais potência deveria ser restringido.
Marco Campos foi campeão europeu da F-Opel em 94 à bordo de um carro que tinha 170 cavalos de potência. No último domingo, voou empurrado por 470 cavalos.
Um salto de 300 cavalos é considerado pela maioria dos pilotos como o mais complicado na hierarquia das categorias -muitos o consideram até mais difícil que o da F-3.000 à F-1, onde os carros têm cerca de 650.
É claro que Campos subiu muito rápido. E que a maioria dos que estavam ao seu redor não imaginava que algo tão ruim pudesse acontecer.
Se nada tivesse acontecido, Campos tinha tudo para brilhar nas pistas. Era considerado uma promessa, maldito clichê que (pro)move o automobilismo.
Mas, aconteceu. Que o episódio, então, sirva para algo.
Não é apenas pelo vigor que os esportistas são cada vez mais jovens. Ingênuos, são mais fáceis de serem conduzidos por pais e empresários. Infelizmente, duvido que isso vá parar. Resta esperar alguma ação dos dirigentes, coisa que também não deixa de ser uma certa utopia.
Há alguns meses, esta coluna foi criticada por ter condenado o forte patrocínio dado a um piloto de kart de pouco mais de dez anos.
Meu intuito era apenas fazer os leitores refletirem sobre o assunto. A morte de Campos será mais persuasiva?

Para quem esperava um comentário sobre o campeonato: o campeonato já acabou.
Acabou em Nurburgring. A F-1 está no Japão e vai para a Austrália apenas para cumprir tabela.

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