São Paulo, sábado, 21 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostras revelam recursos "eletrônicos"

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Três exposições de fotografia abertas neste mês, em Nova York, mostram que o uso de recursos da mídia eletrônica podem estimular a criação e a expressão visuais.
O trabalho do fotógrafo norte-americano Ron Terner, na Focal Point Gallery, é um exemplo. Ele imprime fotos em diversos suportes, aplicando manualmente a emulsão fotossensível, como se fazia no século passado.
Terner desenvolve a técnica há mais de 25 anos, visando explorar novos sentidos das imagens de nus masculinos e femininos.
Em uma das fotos, impressa em papel-arroz, foram usados produtos químicos e tintas de aquarela, para obter tonalidades e contrastes excessivos entre o preto-e-branco.
Não se vê as cabeças dos corpos, apenas a colisão entre eles. E o movimento sugere a fuga em direção à algum ponto imaginário.
Na Yancey Richardson Gallery, os norte-americanos Len Jenshel e Diane Cook apresentam a exposição "Hot Spots". São paisagens de lavas vulcânicas e de gêisers.
Em algumas produções em preto-e-branco, o aspecto gráfico natural assume a identidade do passado geológico da terra. Em outras, a textura é enfatizada pela sutileza da luz, fazendo lembrar as paisagens lunares.
No Guggeheim Museum, o eixo central das 80 fotos do nova-iorquino Joel-Peter Witkin é o misticismo religioso, envolvendo símbolos profanos e sagrados, como os santos e as relíquias.
Para interpretá-los, Witkin procurou a inspiração nas obras dos artistas clássicos do século 16 e nos fotógrafos do século passado.
Como Terner, é típico do artista usar processos fotográficos artesanais. Ele arranha os negativos, para obter traços e manchas, que transfiguram as imagens.
As fotos desnudas lembram as madonas do estilo da Renascença. Apesar de serem nus velados, trazem acentuadas características sensuais.
Na foto "Courbet in Rejlander's Pool" (1985) há referências sutis à escultura da Vênus de Milo. O nu feminino traz um traço no dorso, produzido pelo atrito do negativo.
No trabalho "Venus and the Magdalen" (1994), Witkin interliga o prazer e a dor, celebrando também a dicotomia entre os símbolos sagrados e profanos.

Exposição: Ron Terner
Onde: Focal Point Gallery (321 City Island Ave., City Island, Nova York)
Quando: até 26 de novembro

Exposição: Hot Spot
Onde: Yancey Richardson Gallery (560 Broadway, Nova York)
Quando: até 25 de novembro)

Exposição: Joel-Peter Witkin
Onde: Solomon R. Guggeheim Museum SoHo (575 Broadway, Nova York)
Quando: até 14 de janeiro de 1996

Texto Anterior: Polícia e cartórios impedem reforma agrária
Próximo Texto: Peças italianas ficam em cartaz até hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.