São Paulo, sábado, 21 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz quer interrogar ex-ministro espanhol; Reno admite pena de morte a terroristas; Acusado suposto cúmplice do Chacal; Suécia nega extradição de argelino à França; Japão estuda reclamar de escutas com EUA; Berlusconi pede queda do governo italiano; Bomba em mesquita mata 6 na Arábia

Juiz quer interrogar ex-ministro espanhol
Um juiz da Corte Suprema da Espanha pediu para interrogar o ex-ministro do Interior José Barrionuevo sobre a ligação do governo com esquadrões da morte ilegais contra separatistas bascos. Os Grupos Antiterroristas de Libertação mataram, entre 1983 e 1987, 27 supostos membros do grupo separatista ETA, do País Basco (norte).

Reno admite pena de morte a terroristas
A secretária de Justiça dos EUA, Janet Reno, liberou ontem os promotores federais que investigam o atentado em Oklahoma City a pedir pena de morte aos dois acusados do caso. A explosão de um carro-bomba na cidade, no dia 19 de abril, matou 168 pessoas.

Acusado suposto cúmplice do Chacal
Promotores de Berlim acusaram ontem Johannes Weinrich por assassinato e atentado com explosivos. Ele é um suposto cúmplice do terrorista Carlos, o Chacal, preso no ano passado no Sudão e extraditado para a França. Atentado contra um centro cultural francês na Alemanha, em 1983, matou uma pessoa.

Suécia nega extradição de argelino à França
A Corte Suprema da Suécia rejeitou ontem o pedido francês de extradição de Abdelkrim Deneche, supostamente envolvido no atentado à estação Saint Michel do metrô, em 25 de julho. Os juízes decidiram que não havia provas do envolvimento de Deneche no atentado, que matou sete pessoas e feriu outras 86.

Japão estuda reclamar de escutas com EUA
O Japão planeja usar informações de que a CIA (serviço de inteligência dos EUA) escutou conversas secretas de donos de empresas automobilísticas japonesas e funcionários do governo em próximas negociações. O "The New York Times" publicou que a CIA espionou negociações entre os dois países ocorridas na Suíça, em junho, sobre o setor de carros.
Funcionários do Ministério do Comércio do Japão disseram que vão tentar obter proveito das possíveis escutas em negociações.

Berlusconi pede queda do governo italiano
O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi e seus aliados apresentaram uma moção de desconfiança contra o governo italiano. Ele pediu também a renúncia do premiê Lamberto Dini. A moção deve ser debatida na próxima semana. Anteontem, o Senado demitiu o ministro da Justiça da Itália, Filippo Mancuso. Berlusconi disse que o governo, ao estimular a demissão de Mancuso, perdeu a neutralidade.

Bomba em mesquita mata 6 na Arábia
Seis pessoas morreram e 101 ficaram feridas quando explodiu uma bomba na mesquita de Bichah, 500 km ao sudoeste da capital, Riad. O atentado foi atribuído a conflitos pessoais. No momento da explosão, havia 500 pessoas na mesquita.

Texto Anterior: Ieltsin volta atrás e decide manter Kozirev no cargo de chanceler
Próximo Texto: Após quatro meses e meio, Chile consegue levar Contreras à prisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.