São Paulo, sábado, 21 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina e Reino Unido têm 1ª cúpula desde guerra

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

O primeiro-ministro do Reino Unido, John Major, e o presidente da Argentina, Carlos Menem, se encontrarão no início da próxima semana em Nova York (EUA), durante as comemorações do 50º aniversário da Organização das Nações Unidas.
Será a primeira reunião entre chefes de governo dos dois países desde a Guerra das Malvinas, em 1982. O encontro foi confirmado ontem pelo governo britânico.
Segundo o governo do Reino Unido, a questão da soberania sobre o arquipélago não estará na pauta de discussão. "Nossa posição é absolutamente clara: a soberania sobre as ilhas não está em questão", declarou um porta-voz do governo.
Apesar de ter perdido a guerra pelo domínio do arquipélago há 13 anos, a Argentina continua a reivindicar soberania sobre a região, rica em reservas submarinas de petróleo.
Durante sua campanha pela reeleição no primeiro semestre deste ano, o presidente Menem comprometeu-se a lutar pela recuperação das ilhas por meios diplomáticos.
As Malvinas, segundo os argentinos (ou Falklands, como as ilhas são chamadas pelos britânicos) ficam no Atlântico Sul, na altura da costa da Argentina, mas há 163 anos estão sob domínio do Reino Unido.
Em setembro último, os governos britânico e argentino assinaram acordo de cooperação para exploração de reservas de petróleo localizadas em águas internacionais em torno do arquipélago. Os dois países restabeleceram relações diplomáticas em 1990.

Texto Anterior: Festa dos 50 anos da ONU tumultua Nova York
Próximo Texto: Ieltsin volta atrás e decide manter Kozirev no cargo de chanceler
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.