São Paulo, domingo, 22 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

Na surdina; Avalanche de aposentados; Ponta do lápis; Correndo contra o relógio; Em tempo; Conhecimento de causa; A conferir; Caminho

Na surdina
O ponto mais sensível para as contas da União na reforma administrativa está passando despercebido, em meio à balbúrdia da estabilidade: a separação dos reajustes salariais dos funcionários públicos federais inativos e da ativa.

Avalanche de aposentados
Hoje, a União já usa 2/5 dos gastos com pessoal para pagar seus aposentados. Mas a projeção para daqui a cinco anos é que a relação passe para 3/5. Por isso, o governo quer descasar os reajustes e arrochar as aposentadorias.

Ponta do lápis
Pelos últimos cálculos do governo, a reforma administrativa tem 27 votos, um a mais do que precisa. Com acordo sobre limites para demissões, avalia-se que haveria 30 votos. Resta saber se os números se confirmam até terça.

Correndo contra o relógio
Ministro do Trabalho, Paulo Paiva tem uma missão quase impossível esta semana: convencer as cúpulas da Fazenda, Banco do Brasil e CEF a negociarem o impasse com os bancários. Se falhar, haverá greve a partir de quarta.

Em tempo
O TSE cassou o deputado estadual de Rondônia José Cunha da Silva Jr. (PMN): está condenado a quase três anos de reclusão por ter usado, quando prefeito de Presidente Médici, recursos da prefeitura para construir uma piscina. Em sua casa.

Conhecimento de causa
Consta dos autos do processo que levou à cassação do deputado de Rondônia que, até a semana passada, ele era membro de uma CPI na Assembléia Legislativa para investigar irregularidades no Tribunal de Contas do Estado.

A conferir
Não será apenas a reforma administrativa que vai ocupar o Planalto na próxima semana. O governo quer votar na Comissão de Finanças o projeto de mudanças no IR de empresas. Os líderes dizem que está "bem amarrado".

Caminho
José Ignácio (PSDB-ES) prometeu a José Gregori, do Ministério da Justiça, que entregará na quarta à Comissão de Justiça do Senado seu parecer sobre a lei dos desaparecidos políticos.

Próximo Texto: Brasil grande; Cresce e multiplica; Banco de igreja; Para paulista ver; Da imigração à emigração; Abrindo a caixa-preta; Charme; Pelo imposto; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.