São Paulo, domingo, 22 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ônibus cai de ponte e 15 morrem no Rio

AZIZ FILHO; PAULO CÉSAR CASTRO
DA SUCURSAL DO RIO

Pelo menos 15 pessoas morreram em um acidente com um ônibus ontem de madrugada, no km 201 da rodovia Presidente Dutra, na divisa entre os municípios de Queimados e Seropédica, na Baixada Fluminense.
O ônibus, que, segundo a Polícia Rodoviária Federal, pertence à viação Mainacá, ia de São Paulo para o Rio e caiu de uma ponte sobre o rio Guandu, após se chocar com um caminhão e um carro.
Segundo as equipes de resgate, seis mulheres e dois homens ficaram presos no ônibus, a cerca de 15 metros de profundidade. Cabos de aço e dois guinchos foram usados para içar o ônibus, tarefa que só foi concluída à tarde.
Com 42 passageiros, o ônibus saiu de São Paulo às 23h30 de sexta-feira. O acidente ocorreu por volta das 3h30. Os Anjos do Asfalto foram os primeiros a socorrer as vítimas. Quando chegaram, já encontraram três mortos.
As duas faixas da Dutra no sentido São Paulo-Rio ficaram fechadas entre 7h e 8h15, quando foi reaberta uma pista. Houve engarrafamento nos dois sentidos durante toda a manhã.
Até as 18h, apenas cinco mortos haviam sido identificados: Helena Gonçalves da Silva, 69, Nelson Alves Celestino, 78, Neusa Cabral Barroca, Mônica Koth, 19, e Naylor Alvar Peres, 76.
Os responsáveis pelo resgate ainda continuavam as buscas no final da tarde de ontem. Segundo o chefe da equipe, José Carlos Dias, os trabalhos seriam interrompidos quando escurecesse e retomados na manhã de hoje.
Dias afirmou que muitos corpos podem ter sido levados pela correnteza depois do acidente. Foi encontrado ainda o capô de uma Parati, cor vinho, que teria se envolvido no acidente com o ônibus.
O carro estava a cerca de 200 metros do local onde foi achado o ônibus. O Corpo de Bombeiros tentava ainda encontrar corpos de ocupantes da Parati, que também devem ter sido levados pela correnteza.

Ônibus fretado
O ônibus, fretado, levava 42 pessoas para o lançamento do livro “Perspectivas de Inteligência Universal “, da doutrina racionalismo cristão, em Vila Isabel (bairro da zona norte do Rio), às 16h.
Segundo João Batista Gomes, 63, conselheiro do grupo, eles seguem uma linha de “espiritismo filosófico”.
Os únicos dois templos em São Paulo ficam em Santana (zona norte) e em Santo André (na região do ABCD paulista).
A maioria dos sobreviventes do acidente foi resgatada nas margens do rio e localizada com a ajuda de helicópteros.
Soldados do 4º Grupamento de Bombeiros Militares do Rio de Janeiro e do Grupo de Busca e Salvamento fizeram buscas durante todo o dia de ontem.

Colaborou PAULO CÉSAR CASTRO, free-lance para a Folha

Texto Anterior: FHC afirma que insistirá em demissões
Próximo Texto: Rapaz salva mãe e avós
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.