São Paulo, domingo, 22 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM; A FRASE; O NÚMERO; Doente quer atenção em consulta médica; Médicos estabelecem limite para o álcool; Obesos costumam esquecer o que comem

JULIO ABRAMCZYK

O PERSONAGEM
Médico do Ano será homenageado na terça
Por sua contribuição à medicina na área da bioquímica e pela introdução de novas tecnologias para a produção de vacinas, o professor Isaias Raw (foto), diretor do Instituto Butantan, ex-titular de bioquímica da Faculdade de Medicina da USP, pela passagem do Dia do Médico, será homenageado pelo Capítulo Brasileiro da Associação Médica de Israel e pelo Hospital Israelita Albert Einstein, nesta terça, às 20h30, no auditório do hospital, quando receberá o título de Médico do Ano de 1995.

A FRASE
Um talento para políticas institucionais e capacidade gerencial estão entre as novas exigências para o sucesso científico.
Da professora Elizabeth Fee, da Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, na revista "The New England Journal of Medicine", setembro/95.

O NÚMERO
81 ...por cento dos pacientes atendidos nos últimos 12 meses no Hospital das Clínicas de Uberlândia (MG) ficaram satisfeitas com o serviço médico prestado, seguindo pesquisa do Ibope.

Doente quer atenção em consulta médica
Uma pesquisa de opinião sobre os serviços prestados à população pelo Hospital das Clínicas de Uberlândia (MG), da escola médica local, feita pelo Ibope, detectou que 36% das pessoas que têm plano de saúde usaram hospitais públicos. A pesquisa mostra que os pacientes não gostam do médico que fala pouco ou receita muitos remédios.

Médicos estabelecem limite para o álcool
Portadores de fígado gorduroso (infiltração de gordura nas células hepáticas) que bebem mais de 40 copos de vinho por semana, ou o equivalente em cervejas, podem evoluir para a cirrose hepática, uma doença frequentemente de evolução fatal, segundo pesquisa realizada pelo médico Mohd Teli e colaboradores da Universidade de Newcastle upon Tyne, na Inglaterra.

Obesos costumam esquecer o que comem
Um grupo de pesquisadores do Instituto de Medicina Preventiva de Copenhagen (Dinamarca), depois de entrevistar 400 obesos, concluiu que alimentos ricos em gordura ou açúcar são seletivamente esquecidos quando se dão informações sobre as comidas ingeridas. A omissão é maior ainda em relação aos pequenos lanches, acrescenta o relatório, publicado no British Medical Journal do dia 14 deste mês.

Texto Anterior: Descontrole alimentar é risco
Próximo Texto: Folha estréia amanhã serviço de simulado com resposta por telefone
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.