São Paulo, domingo, 22 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descontrole alimentar é risco

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O uso exagerado dos "shakes" pode trazer riscos para a saúde e provocar distúrbios alimentares.
Uma pessoa ingere, em média, 2.000 calorias por dia. Uma refeição normal tem cerca de 800 calorias e um copo de "shake" preparado com água, de 120 a 150.
Uma dieta com menos de 1.000 calorias diárias (chamada de dieta de nível calórico muito baixo) só deve ser feita por tempo limitado e com acompanhamento médico.
A pessoa pode sentir fraqueza, tremores, tonturas e até desmaiar.
Adriano Segal, pós-graduando em psiquiatria do HC da USP, explica que outro risco desse tipo de dieta muito rigorosa é o desencadeamento de distúrbios alimentares como a anorexia, a bulimia e o "comer compulsivamente".
A sensação de fome e o consumo restrito dos alimentos vai interferir nos mecanismos que controlam o apetite.
Assim, quem toma "shakes" o dia todo pode começar a apresentar descontrole alimentar, comendo tudo o que vê pela frente. Em seguida, essa pessoa, tomada por uma sensação de culpa, pode tentar provocar vômitos para se livrar dos alimentos.
(JB)

Texto Anterior: Prozac não deve ser usado para emagrecer
Próximo Texto: O PERSONAGEM; A FRASE; O NÚMERO; Doente quer atenção em consulta médica; Médicos estabelecem limite para o álcool; Obesos costumam esquecer o que comem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.