São Paulo, domingo, 22 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dieese faz 40 anos em 95

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o seminário "Distribuição de Renda, Emprego e Produtividade, Desafios para a Ação Sindical", nos dias 7 e 8 de novembro, na Faculdade de Direito da USP, o Dieese, órgão de assessoria econômica dos sindicatos, comemora seus 40 anos de existência.
O tema do seminário e todo o processo de reestruturação pelo qual passa o Dieese ilustram bem as novas dificuldades do movimento sindical brasileiro.
"Estamos com um amplo programa de treinamento e reciclagem de toda a nossa equipe em função da nova agenda do movimento sindical", afirma Antonio Prado, coordenador de produção técnica do Dieese.
O objetivo é preparar o órgão para atender à demanda dos sindicatos em negociações mais amplas, sobre reestruturação produtiva, produção industrial, qualidade total, tecnologias, novas formas de gerenciamento, produtividade, participação nos lucros, emprego e desemprego.
O programa inclui a viagem de diretores e funcionários para outros países para estudar experiências em empresas de todo o mundo.
Se em 78 o Dieese acompanhava cerca de cem negociações entre empresários e trabalhadores por ano, hoje tem de ajudar em mais de mil. "Hoje se negocia muito mais e os debates são mais honestos e de maior amplitude", diz Prado.
O número de entidades filiadas pulou de 250 no final de década de 70 para quase 1.000 neste ano.
(CPL)

Texto Anterior: Abertura obriga sindicalismo a mudar
Próximo Texto: Desemprego é maior preocupação de centrais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.