São Paulo, domingo, 22 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa pune os infratores

DA REPORTAGEM LOCAL

Corrupção no futebol não é um privilégio brasileiro. A diferença é que há países onde os culpados são punidos.
O caso mais recente na Europa envolve a equipe ucraniana do Dinamo de Kiev, acusada pelo juiz espanhol Antonio López Nieto de tentativa de suborno.
Com base na palavra do juiz, a equipe foi suspensa por tempo indeterminado das competições européias.
O escândalo mais rumoroso, no entanto, foi o do Olympique de Marselha, campeão francês e europeu na temporada 1992/93.
Dirigido pelo magnata e político Bernard Tapie, o Olympique foi acusado de ter subornado jogadores do Vallenciennes para que facilitassem uma partida.
Condenado, o clube foi rebaixado no Campeonato Francês e teve seu título europeu cassado. Tapie caiu em desgraça na França.
Recentemente, o francês Jean-Pierre Papin disse que o Olympique comprou jogadores do Milan para que os italianos facilitassem a disputa do título europeu. Pressionado, Papin voltou atrás.
O Milan, aliás, foi protagonista do maior escândalo italiano. No início dos anos 80, o clube foi acusado de corrupção para a manipulação de resultados na loteria esportiva da Itália.
Foi condenado e rebaixado para a segunda divisão e alguns jogadores acabaram suspensos, como o atacante Paolo Rossi. Mas ele acabou tendo sua pena reduzida para disputar a Copa de 1982.

Texto Anterior: TUDO SOBRE O CASO
Próximo Texto: Viola promete aos torcedores do Valencia que fará gol e coreografia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.