São Paulo, domingo, 22 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas têm pequena reação em setembro

DA REDAÇÃO

A venda de apartamentos novos na capital paulista teve uma tímida reação em setembro. A velocidade média de vendas foi de 3,4%. Das 10.265 unidades ofertadas, 351 foram vendidas. Em agosto, o índice foi de 2,9%.
As vendas permanecem em um patamar muito inferior ao registrado entre agosto de 94 e maio de 95, quando a velocidade de comercialização foi superior a 11%.
O mercado quase parou após a proibição da cobrança do resíduo inflacionário (correção mensal do saldo devedor), em julho, pela MP (medida provisória) 1.053.
Mas o mercado pode se recuperar nos próximos meses. Na semana passada, o governo autorizou a cobrança do resíduo nos contratos assinados a partir de 11 de outubro e prazo de, no mínimo, três anos.
Em setembro aumentaram as ofertas de apartamentos -foram 10.265, contra 10.140 em agosto.
O tipo mais ofertado foi o de três dormitórios, com 42,1% do total, seguido do de dois quartos (31,9%). Este último, porém, foi o mais vendido, com 61% do total.
Os bairros campeões de vendas são da periferia, sinal de que só os apartamentos mais baratos atraíram o consumidor. A Vila Nova Cachoeirinha (zona norte) liderou com 94 unidades negociadas, a grande maioria de dois quartos e preço médio de R$ 40 mil.
Já o campeão de ofertas, o Morumbi, registrou a venda de apenas cinco das 1.072 unidades à venda.

O balanço é um estudo do mercado de imóveis novos na cidade de São Paulo, baseado no Roteiro de Imóveis e em informações sobre as vendas realizadas em setembro, coletadas até o dia 16 de outubro, junto a participantes do Roteiro. Esse estudo é uma realização do Datafolha, sob a direção dos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistente de planejamento a estatística Renata Nunes César e coordenadores de projeto Marlene Peret, auxiliada por Sílvio J. Fernandes. Mais informações pelo tel.: (011) 224-3587

Texto Anterior: COMPRAS
Próximo Texto: Comentários e propostas para o mercado de locação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.