São Paulo, domingo, 22 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

construção é de 1890

SÉRGIO DÁVILA

O prédio número 510 da rua Borges de Figueiredo aparece pela primeira vez em um documento oficial da prefeitura em 1919. Nessa escritura, consta que a construção é de 1890.
O nome original era Grandes Moinhos Gamba, e sua principal produção, farinha de trigo. O grão chegava pela estrada de ferro Santos-Jundiaí, que ainda passa nos fundos do imóvel.
Em 1935, já como Grandes Indústrias Minetti-Gamba, produzia as farinhas de trigo Maria e Savóia, o óleo de algodão Sublime e o sabão Negrinho.
Uum folheto de 1938 informa: "Quem teve oportunidade de visitar as instalações dessa moderna e grandiosa indústria pode afirmar, sem receio de exagerar, que estamos diante de uma organização perfeita, magnificamente aparelhada e superiormente dirigida".
Não deu certo. A partir dos anos 60, o moinho fechou as portas e virou um grande armazém. Vinte anos depois, o prédio estava abandonado.

Texto Anterior: a meca da Mooca
Próximo Texto: heavy cai na timbalada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.