São Paulo, domingo, 22 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os importados que chegam em 96

DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 23/10/95
A grafia dos nomes dos carros Alfa Romeo 155, Renault Laguna Nevada e Volkswagen Parati está incorreta em quadro publicado à pág. 7-16 ( Veículos) de ontem.
Mesmo com a ausência de importantes marcas como BMW, Citroën e Honda, o Brasil Motor Show 95 terá muitas novidades, a partir de amanhã no Anhembi, em São Paulo (veja quadro sobre o salão nesta página).
A mostra vai apresentar pela primeira vez ao público muitos modelos que só serão vendidos no ano que vem.
Entre as marcas que participarão do evento, a Volkswagen é a que apresentará o maior número de carros novos, tanto nacionais quanto importados, trazidos pela própria montadora.
No estande da VW haverá novas versões do Gol, da nova Parati, além da linha 96 de Santana, Logus e Pointer (leia texto sobre os nacionais abaixo).
Junto com os carros produzidos no país pela VW, novas versões dos importados Golf e novos modelos da Seat (subsidiária do grupo Volkswagen AG, na Espanha) completam o estande da marca.
Estréiam no mercado brasileiro as novas versões do Golf, uma com o motor VR6 -de seis cilindros, o mesmo que equipa o Passat alemão- e outra cabriolé, cuja capota de lona pode ser baixada.
A Seat, que traz o Cordoba, apresenta o sedã Toledo e o hatchback Ibiza, um compacto sem porta-malas saliente.

Outras marcas
A francesa Renault expande a linha Laguna e mostra o Laguna Nevada, uma perua com capacidade para transportar até sete pessoas e motor de 140 cavalos-vapor (cv).
A curiosidade do estande da marca será o carro-conceito Racoon. Segundo a Renault, trata-se de um veículo capaz de enfrentar qualquer tipo de terreno, inclusive transpor trechos alagados.
O motor de seis cilindros em V do veículo, por meio de uma correia, permite acionar duas turbinas que possibilitam ao carro "navegar" a uma velocidade de 9,2 km/h ou 5 nós.
O Racoon tem design de linhas bastante arredondadas, com pára-brisa amplo para permitir boa visibilidade. O veículo, por exemplo, dispensa o limpador de pára-brisa em dias de chuva.
Em seu lugar há um transmissor ultra-sônico que desintegra as gotículas assim que tocam o vidro.
Outra novidade da Renault é o Twingo Easy (fácil, em inglês). Essa nova versão vem equipada com câmbio semi-automático que dispensa o uso do pedal de embreagem.
A japonesa Nissan aproveita a boa aceitação do jipe Pathfinder e mostra outro veículo "sport utility": o Terrano 2. O fora de estrada tem motor turbodiesel de 2.700 centímetros cúbicos (cc) e tração nas quatro rodas.
O conhecido sedã Sentra sofreu várias modificações e estará exposto no Brasil Motor Show com novas linhas externas, mais suaves, principalmente na traseira.
Sua suspensão traseira ficou mais compacta e eficiente -é a mesma que equipa o Maxima, topo de linha da marca. O carro tem agora mais espaço, graças aos dez centímetros de distância a mais entre os eixos.
A coreana Kia expõe o Pride, de 3,5 metros de comprimento e preço estimado em US$ 12 mil.

Texto Anterior: Daelin 125 gasta pouco, mas custa muito
Próximo Texto: Parati é maior atração entre os nacionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.