São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
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Informática brilha entre as marcas

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Companhias de informática são as que mais brilham no ranking anual das marcas mundiais de maior valor, preparado pela publicação inglesa "Financial World".
Estão vinculadas a esse setor seis das dez marcas que escalaram posições na lista de 1995.
O caso mais expressivo é o da IBM, que saltou da 282ª colocação, no ranking de 1994, para a 3ª -atrás somente da líder Coca-Cola e dos cigarros Marlboro.
A Compaq avançou da 30ª para a 17ª posição. Seu patrimônio de imagem cresceu 110% e passou a ser avaliado em US$ 6,8 bilhões.
A Intel saltou da 14ª para a 11ª posição, e seu valor é 55% superior ao de 1994.
A Motorola, que anunciou neste ano investimentos de US$ 720 milhões para produzir semicondutores na China, avançou da 8ª para a 4ª posição, graças à valorização de 73%.
A Hewlett Packard, segunda marca de informática dos EUA e a terceira do mundo, trocou a 10ª pela 5ª posição e vale agora 74% mais do que em 1994.
Já a Microsoft, estimada em US$ 11,74 bilhões, não apenas passou a valer 31% mais do que em 1994, como foi apontada como a marca mais bem administrada.
A diferença entre o valor da Microsoft para seu proprietário e o que uma típica companhia do mesmo setor poderia obter alcança 237%, segundo a publicação.

Conjuntura favorece
O avanço das marcas de informática no ranking da "Financial World" reflete o poderio das empresas e o dinamismo do setor, traduzido por sucessivos lançamentos de novos produtos.
Foi em 1994 (ano da base de dados utilizados na avaliação das marcas) que a Intel lançou o chip (cérebro do computador) Pentium. Suas vendas cresceram 31% e atingiram US$ 11,5 bilhões.
Foi também nesse período que a IBM, líder mundial dos computadores, voltou a ter lucro depois de três anos consecutivos de prejuízos -em 1993, foram de US$ 8 bilhões.
Além de impor métodos ortodoxos na administração financeira, seu presidente, Louis Gerstner, tratou de investir em campanhas publicitárias que contribuíram para resgatar a imagem da marca.
Já a Compaq, apontada pela "Forbes" como a mais produtiva fabricante de computadores dos EUA, obteve US$ 69,6 mil de lucro por funcionário.

Coca-Cola se valoriza
Somente três das 25 marcas destacadas no ranking dos pesos-pesados mundiais tiveram desvalorização, em dólares, de um ano para outro: Nintendo (-35%), Winston (-12%) e Pampers (-6%).
Pelo segundo ano consecutivo, Coca-Cola e Marlboro encabeçam a lista. A marca Coca-Cola, de acordo com a publicação, vale agora US$ 39,05 bilhões -crescimento de 14% em relação ao ranking anterior, bem superior aos 3% da rival Pepsi.
Na categoria de refrigerantes e sucos, Gatorade, da Quaker Oats, foi a marca que registrou maior valorização, com 33%. A marca vale, agora, US$ 920 milhões.
Já a marca Marlboro teve avaliação 13% superior à da lista de 1994. O recorde de crescimento na categoria ficou com o Basic, também produzido pela Philip Morris.
O setor de tabaco é o que apresenta o maior volume de marcas em processo de desgaste: dez das 18 marcas avaliadas pela publicação valem hoje menos do que em 1994.

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