São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

A PRÓXIMA TEMPORADA DE FURACÕES SERÁ PERIGOSA?

BILL PITZER; EARLE HOLLAND

Não existe uma forma de prever de forma correta quão perigosa será uma temporada de furacões, embora seja possível predizer se uma temporada em particular será mais ativa que outras.
Uma previsão meteorológica de pesquisadores da Universidade do Estado do Colorado, considerada uma das mais sérias do mundo, sugeriu que 1995 seria um ano "normal" com uma média de seis furacões e dez tempestades com nome próprio, isto é, com intensidade suficiente para destacar-se. Até meados de julho três dessas tempestades já se encontravam em desenvolvimento, fato raro para a época, segundo os meteorologistas.
Os furacões são classificados de acordo com sua intensidade. A primeira categoria é a mais fraca e a quinta a mais poderosa. O furacão Andrew, que causou grande destruição no sul da Flórida em 1992, era uma tempestade tropical de quarta categoria.
Os furacões do Atlântico são produzidos quando ventos de grande altitude que sopram sobre a África ocidental são aquecidos pela umidade e o calor das chuvas. Em algumas semanas os ventos ganham força sobre o Atlântico e se transformam em tempestades tropicais ou em furacões. As tempestades tropicais têm ventos com velocidade entre 65 e 118 quilômetros por hora. Os furacões superam os 120 quilômetros por hora.

Texto Anterior: A cor dos hematomas é uma espécie de ilusão de ótica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.