São Paulo, terça-feira, 24 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério investe em televisores e antenas

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos principais investimentos do Ministério da Educação e do Desporto no biênio 95/96 será em televisores, vídeos e antenas para as escolas públicas do país.
A idéia, conforme o ministro Paulo Renato Souza tem colocado, é inicialmente utilizar esse veículo para a formação de professores.
Para o professor norte-americano Richard Burke, a televisão tem uma grande contribuição a dar na área de formação de professores.
"Se eu e você somos professores, não vale tanto o que você me conta sobre como ensinar, mas o que você me mostra. Ao assistir a você dando aula, você se torna meu modelo", afirma.
Portanto, os programas de televisão para esse fim teriam de mostrar as aulas sendo dadas e não simplesmente transmitir palestras sobre o assunto. "Ao assistir alguém dando aulas, aprendo a dar aulas."
Outro uso da televisão -e principalmente vídeo- na formação de professores é o iniciante filmar a si próprio dando aula. Partes selecionadas da filmagem podem ser apresentadas a um professor mais experiente, que dará dicas sobre como enfrentar situações que o iniciante achou problemáticas.
Burke também afirma que a televisão e o rádio têm a função de informar os professores sobre coisas como, por exemplo, lançamento de livros, filmes, novas técnicas de ensino, entre outras.
"Os professores às vezes ficam muito isolados", afirma.
Para ele, a televisão é maléfica ao ensino quando o professor simplesmente liga um vídeo para os alunos assistirem na sala de aula e "vai passear".

2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TELEVISÃO E EDUCAÇÃO - Mais informações no Centro de Tecnologia e Gestão Educacional do Senac, na rua Dr. Vila Nova, 228, São Paulo, tel. (011) 257-1033. A abertura do congresso acontece hoje às 19h, e o encerramento, no dia 27 às 17h15; inscrições a R$ 300 (R$ 240 para professores).

Texto Anterior: Professor dos EUA defende o uso da TV na educação
Próximo Texto: Unesp tem curso mais concorrido do país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.