São Paulo, terça-feira, 24 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unesp tem curso mais concorrido do país

DA REPORTAGEM LOCAL

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou ontem a relação candidato/vaga para o vestibular deste ano.
Houve queda na procura por 36 dos seus 114 cursos. O restante teve aumento na concorrência.
A universidade tem o curso mais concorrido do país: cada vaga do curso de medicina, no campus de Botucatu, vai ser disputada por 136,9 candidatos. No ano passado eram 134,7.
O curso de direito matutino, em Franca, sofreu uma das maiores quedas: concorrem, neste ano, 59,8 candidatos por vaga. No ano passado, eram 70,4.
Outro exemplo de queda na concorrência é o curso de odontologia, em Araraquara: a relação candidato/vaga passou de 44,9, em 95, para 36,6.
Também sofreram quedas os cursos de agronomia, em Botucatu (de 10,1 para 7,8 candidatos/vaga), em Ilha Solteira (de 9,1 para 5,8) e Jaboticabal (de 9,2 pra 8,6).
Em compensação, os cursos de licenciatura registraram aumento de 30% na procura.
Segundo o diretor-presidente da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Unesp), Carlos Felício Vanni, o aumento se deve a um convênio firmado com a Secretaria de Estado da Educação. O convênio isentou 4.833 alunos da rede pública da taxa de inscrição. A condição para obter a isenção era se inscrever em um dos 50 cursos de licenciatura.
A procura pelo curso de licenciatura em ciências biológicas, em São José do Rio Preto, por exemplo, passou de 4,9 para 9,7 candidatos/vaga.
O curso de licenciatura em psicologia, em Bauru, é outro exemplo: o curso oferecido no período noturno subiu de 17,6 candidatos/vaga para 29,3. Em período integral, aumentou de 19,8 para 25,2.
O mesmo aconteceu no curso de licenciatura em educação física em Rio Claro, que aumentou de 6,6 para 13,5.
A universidade teve queda de 15% no número de inscritos. A queda foi a menor entre as universidades estaduais de São Paulo.
A Unicamp (Universidade Estadual Paulista) teve redução de 18% no número de inscritos, e a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), de 11,8%.
“Tivemos um aumento no número de candidatos inscritos na capital e no interior de São Paulo”, disse. Para Vanni, o vestibular da Unesp vai continuar a ter os cursos mais concorridos.
“Medicina em Botucatu, por exemplo, deve continuar sendo o curso mais concorrido do Brasil”.
Na sua opinião, a tendência é que os candidatos procurem universidades que sejam gratuitas e que fiquem próximas de sua região de origem.
“No futuro, o candidato vai escolher, no máximo, dois exames vestibulares para se inscrever.
O vestibular da Unesp é o segundo do Estado de São Paulo em número de inscritos, só perdendo apenas para o exame da Fuvest.
As provas são em fase única e serão realizadas em fase única, nos dias 19, 20 e 21 de dezembro.

Texto Anterior: Ministério investe em televisores e antenas
Próximo Texto: Inaugurado em SP novo trecho da Faria Lima
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.