São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeira cirurgia será na sexta

DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira cirurgia de laqueadura gratuita nos hospitais municipais de São Paulo será feita na próxima sexta-feira, no hospital do Jabaquara (zona sul).
Na laqueadura, as trompas são amarradas e cortadas, impedindo que o óvulo chegue ao útero. Nos homens, será feita a vasectomia, cirurgia em que são bloqueados os canais deferentes (que levam esperma dos testículos à uretra).
Segundo o secretário municipal da Saúde, Getúlio Hanashiro, os interessados em passar pela cirurgia devem procurar uma das 160 Unidades Básicas de Saúde da prefeitura. A operação será feita em 14 hospitais municipais da cidade.
Os interessados passam por um questionário que avalia questões como idade, número de filhos e condição econômica. Dependendo do resultado do questionário, a cirurgia poderá ser indicada ou não.
O secretário diz que uma avaliação favorável no questionário não significa que a pessoa será autorizada a realizar a operação. "A palavra final fica com o médico."
Hanashiro afirmou que, em um mês de pré-cadastramento, foram cadastradas 1.017 pessoas -919 mulheres e 98 homens. Ele atribui a diferença entre o número de homens e mulheres ao preconceito. "Os homens não admitem passar por uma cirurgia como essa."

Texto Anterior: Maioria dos hospitais ainda não estão cadastrando para esterilização
Próximo Texto: Parlatino sedia congresso de povos negros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.