São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parlatino sedia congresso de povos negros

DA REPORTAGEM LOCAL

O Parlatino (Parlamento Latino-Americano), na zona oeste de São Paulo, sediará de 21 a 26 de novembro o Congresso Continental dos Povos Negros das Américas, organizado pelo Fórum Estadual de Entidades Negras.
O congresso discutirá temas como a globalização da economia e seus efeitos sobre as populações excluídas, mulheres negras, violência e direitos humanos, a presença da África nas Américas e aprovará a "Declaração dos Povos Negros das Américas no Tricentenário da Imortalidade de Zumbi dos Palmares". As inscrições custam R$ 100.
O evento faz parte da programação que acontece na cidade até dezembro em rememoração aos 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares (leia quadro ao lado).
Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto em 20 de novembro de 1695. Quilombos eram áreas onde os escravos fugitivos se escondiam do século 17 ao 19.
A Universidade de São Paulo (USP) organizou uma extensa programação, que inclui a exibição de filmes, palestras, exposições e concertos musicais.
A CUT-SP organiza a "Jornada Zumbi pela Vida", de 6 a 15 de novembro. Trata-se de uma caminhada de São Paulo até Aparecida do Norte (a 170 km da capital). No dia 6, haverá um ato público no Masp, às 9h, para dar início à caminhada.
Em Brasília, acontece de 17 a 20 de novembro o 1º Encontro Nacional de Comunidades Negras Rurais, promovido pelo Movimento Negro Unificado e outras organizações. No dia 20, a cidade será palco da marcha "Zumbi contra o Racismo", organizada por diversas entidades.
O presidente Fernando Henrique Cardoso deve participar no dia 20 de homenagem a Zumbi no Quilombo de Palmares, em Alagoas (leia texto ao lado).

Texto Anterior: Primeira cirurgia será na sexta
Próximo Texto: FHC deve ir a festa em quilombo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.