São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995 |
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Restauração usa bisturi cirúrgico
FERNANDA DA ESCÓSSIA
O método da estratigrafia -a raspagem de pequenas partes da tinta, para descobrir as cores originais do prédio- acabou revelando uma decoração praticamente intacta: uma pintura em tons alaranjados, imitando o mármore. Um bisturi médico foi usado para raspar todas as colunas e enfeites. O trabalho demorou um ano. A pintura marmorizada teve que ser apenas retocada em alguns pontos. "Essa descoberta foi o mais interessante de tudo. O que está aqui não é uma pintura relembrando 1910, é a pintura feita em 1910", afirmou Eduardo Jaeger, gerente da obra. As cores salmão e branco, usadas em todos os quatro andares do saguão, foram substituídas por tons suaves em alaranjado, esverdeado, palha e bege. Restauradores devem concluir até a semana que vem a recuperação de dois painéis em óleo de Visconti, datados do início do século, que fazem parte do acervo. Texto Anterior: Biblioteca recupera cores originais Próximo Texto: Joga o Van Damme na Favela do Buraco Quente! Índice |
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