São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

John Woo transborda exatidão

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

Entre as várias opções que as TVs pagas oferecem hoje, como "Cantando Na Chuva", de Stanley Donnen (TNT, às 3h30), dois filmes se destacam trabalhando posturas opostas.
O primeiro é "O Alvo" (Telecine, 19h), de John Woo, com Jean-Claude Van Damme.
Apesar de Van Damme, quem brilha é mesmo Woo, que faz todo o filme seguindo a linha da plena expansão: há violência e velocidade em cada sequência. Como se trata de Woo, nada transborda e o que se vê no filme é pura exatidão.
A mesma exatidão consegue James Ivory em "Os Vestígios do Dia" (HBO, 23h30). Bem diferente de "O Alvo", o que o filme trabalha é a contenção.
Contando a história de um mordomo em meio à aristocracia britânica, Ivory se utiliza de maneira magistral do romance de Kazuo Ishiguro.
Não há nada fora de tempo ou medida nesse filme, um dos raros trabalhos de Ivory em que sua criação não parece artificial.
(MR)

Texto Anterior: "Commitments" é filme para ouvir
Próximo Texto: Adolescentes sofrem de idiotia profunda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.