São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editor de textos e cigarros

EDITOR DE TEXTOS E CIGARROS

Pergunta: "Uso o editor de textos 'WordStar', mas o programa travou a máquina. Depois de religar o micro, deu tudo certo. Por quê? Cigarro faz mal ao micro? Quais os males?"
(Maria Sousa, Osasco - SP)

Resposta: O micro pode travar devido a fenômenos elétricos, mecânicos e lógicos. As variações na rede elétrica e a eletricidade estática geram panes dos mais diversos tipos e não raro danificam os componentes do micro.
Batidas e pancadas podem gerar danos físicos, como "crash" das cabeças do disco rígido, e, por efeito da vibração, mau contato nas placas e periféricos do micro. Os travamentos lógicos são causados, geralmente, por conflitos de memória e interrupções.
Interrupções são os canais que o micro usa para se comunicar e controlar os periféricos.
No seu caso, provavelmente o travamento foi lógico, pois após reiniciar a máquina, ela voltou a funcionar normalmente.
A cinza do cigarro pode queimar o teclado ou cair por entre as teclas, causando maus contatos. Existe também aquela borra amarelada que, por ser corrosiva, pode vir a atacar as trilhas do circuito impresso das diversas partes do micro, interferindo em seu bom funcionamento. Outra vítima é o disco rígido, que pode oxidar-se.
As cabeças também podem ficar coladas nos discos.

MIGUEL ANGELO DE SOUZA AGUIAR é consultor da Price Waterhouse.
Cartas para a coluna Canal Aberto devem ser enviadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP. Fax: (011) 223-1644.

Texto Anterior: Programas de fax e modem
Próximo Texto: Importado é devolvido em sete dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.