São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuba anuncia prioridades econômicas

FERNANDO RODRIGUES
ENVIADO ESPECIAL A HAVANA

O vice-presidente de Cuba, Carlos Lage, anunciou ontem para um grupo de investidores estrangeiros quais serão as prioridades do governo cubano na área econômica: modernização das empresas de sociedade anônima; reformar o sistema bancário; descentralizar o comércio exterior e dar mais autonomia para empresas estatais do país.
Que o governo cubano quer abrir a sua economia não é novidade. Só que Carlos Lage sistematizou ontem quais serão os próximos passos da reforma.
No caso das empresas de sociedade anônima, a idéia é flexibilizar cada vez mais as regras. Por exemplo, permitindo abertura de capital e mais liberdade na contratação de funcionários (hoje admitidos com a supervisão do Estado).
Para o sistema bancário, o governo cubano pretende admitir a entrada de instituições estrangeiras no país. Além disso, os cubanos poderão ter contas bancárias em pesos "convertibles", moeda nova que tem equivalência ao dólar dentro do país.
Lage falou para uma platéia de 218 empresários estrangeiros, de 24 países. O discurso foi na abertura de uma conferência promovida pela revista semanal inglesa "The Economist".
O vice-presidente cubano, principal condutor da reformas econômicas, não quis detalhar prazos.

Texto Anterior: Jiang Zemin critica os EUA
Próximo Texto: Líder do cartel de Cali anuncia rendição; Alemanha decide enviar 4.000 à Bósnia; A FRASE; Enteado do juiz do caso Simpson é preso; Banqueiro é indiciado por defecar em avião; Adiada decisão sobre aluguel de Chirac; Itália discute futuro do primeiro-ministro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.