São Paulo, sexta-feira, 27 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ford concede férias a 7.000

DA FOLHA ABCD

A unidade da Ford em São Bernardo anunciou ontem férias coletivas para cerca de 7.000 dos seus 8.500 trabalhadores. O período de férias, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD, deve ocorrer entre 26 de dezembro de 95 e 15 de janeiro de 96.
Em Taubaté e São Paulo, as férias coletivas devem ocorrer entre 26 de dezembro e 7 de janeiro e vão atingir todos os funcionários.
A fábrica de Taubaté tem 2.000 funcionários e a de São Paulo, 3.000. O período de férias será maior em São Bernardo porque a montadora estará preparando a nova linha de produção do Fiesta.
Os metalúrgicos da Ford de São Bernardo aprovaram ontem à tarde a proposta de redução e flexibilização de jornada de trabalho, sem redução de salários, feita pela empresa com o apoio da comissão de fábrica e da diretoria do sindicato.
A decisão ocorreu em assembléia realizada no pátio da empresa e contou com a presença de cerca de 5.000 funcionários, segundo estimativa do sindicato.
A proposta estabelece que a partir de 1º de janeiro de 1996 a jornada semanal será reduzida de 44 horas para 42 horas.
Além disso, a empresa poderá restabelecer a jornada semanal de 44 horas em épocas de pico de produção e implantar uma carga de 38 horas em períodos de baixa.
Fica estabelecido ainda que 200 trabalhadores de São Bernardo serão transferidos para a fábrica de motores de Taubaté (SP). Dos1.282 trabalhadores ociosos no ABCD, 580 aderiram ao programa de demissões voluntárias.
Outros 277 serão deslocados para fazer serviços que antes eram terceirizados, como trabalhos internos de construção civil, segurança patrimonial e recebimento de materiais em portarias.
A empresa espera ainda que mais 170 trabalhadores aceitem entrar no programa de demissões voluntárias, que vai até 31 de dezembro e oferece 41% a mais no salário para cada ano trabalhado.
A Ford se comprometeu a garantir o emprego para os 1.200 trabalhadores da fábrica de motores do ABCD até janeiro de 1998.

Texto Anterior: Economista vê revolução
Próximo Texto: Sebrae promove feira para gerar 300 negócios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.