São Paulo, sábado, 28 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente aponta 'intolerância'

SILVANA DE FREITAS
DA ENVIADA ESPECIAL AO RIO

O presidente Fernando Henrique Cardoso comparou a manifestação de 1.500 servidores contra o fim da estabilidade anteontem em Brasília à agressão de Sérgio von Helder à imagem de Aparecida. Ele disse considerar os dois atos como exemplos de "intolerância".
"O Brasil é um país que se orgulha de ser multirracial, tem muitas religiões e é democrático. Não pode aceitar qualquer manifestação de intolerância. Eu acho que também é um gesto de intolerância fazer uma manifestação e depois baixar a bandeira."
FHC fez o comentário porque um grupo de servidores teria manipulado a bandeira da praça dos Três Poderes para que ela ficasse a meio mastro (que simboliza luto).
"Esse tipo de atitude não tem nada a ver com política. Tem a ver com falta de formação democrática, falta de respeito às crenças do outro e às instituições. Com isso não concordo", disse FHC.
A manifestação dos servidores foi em frente ao Palácio do Planalto. Ao citá-la ontem, no Rio, FHC se confundiu e disse que foi diante do Congresso.
Fernando Henrique disse estar transmitindo o seu "protesto" contra a atitude do bispo da Igreja Universal do Reino de Deus por considerá-la "um desrespeito a uma religião".
Ele negou que tenha dito a representantes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que ficou "estarrecido". Disse que apenas expressou esse protesto na audiência com a CNBB na quarta-feira.

Texto Anterior: Bispos decidem investir em TV católica
Próximo Texto: Kandir volta atrás em proposta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.