São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartão fica fora de casa

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Os cartões de crédito quase sempre levam o nome do banco que os oferece, mas nem sempre são administrados por quem os emite.
A terceirização também atingiu em cheio o "dinheiro de plástico".
Várias empresas especializadas fazem o processamento eletrônico dos lançamentos dos cartões e oferecem a gestão do produto, definindo estratégias de marketing, contatos com os estabelecimentos e outros serviços.
Muitos cartões Visa são processados por empresas como a CardSystem/Upsi, a Cardway, a Unisa/Proceda e a EDS Brasil.
A CardSystem processa 1,3 milhão dos 5,9 milhões de cartões Visa registrados ao final de setembro. Os 100 mil cartões Visa do Banco de Boston são processados pela Cardway.
"Economizamos R$ 7,00 por cartão terceirizado, o equivalente a uns 20% da anuidade", conta Alex Zornig, diretor do Boston.
A compensação de cheques e documentos também tem sido feita por gente especialmente contratada.
Há seis meses, o Citibank terceirizou a compensação em São Paulo. No futuro, os bancos deverão terceirizar até as demonstrações contábeis e a avaliação de crédito.
(MG)

Texto Anterior: A SEGUNDA ONDA DA TERCEIRIZAÇÃO
Próximo Texto: O desafio empresarial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.