São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Loja expõe coleção de mestre do design

SELMA DE SOUZA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A fábrica de móveis Probjeto lançou em São Paulo na semana passada uma coleção de peças fabricadas pela italiana Cassina inspirada no mobiliário do arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright (1867-1959), um dos mestres do design contemporâneo.
Para apresentar a coleção, que reuniu peças raras dos anos 40 e 50, a Probjeto convidou Filippo Alison, arquiteto e professor da Faculdade de Nápoles, na Itália.
O evento ocorreu na loja Forma, onde a coleção está exposta.
Considerado um dos grandes nomes da arte de reconstruir mobiliários, Alison é conhecido pelo trabalho de recuperação das linhas arquitetônicas de Charles Mackintosh (1868-1928) e Gerrit Rietveld (1888-1964).
Alison apresentou nas lojas da Forma em São Paulo e no Rio a terceira grande série de protótipos famosos fabricados pela Cassina em homenagem aos grandes mestres do design contemporâneo.
No total, foram 16 peças da coleção de móveis de Wright, avaliadas em cerca de R$ 16 mil. Para Alison, a técnica de reaproveitamento dos modelos originais permite que os móveis recriados ultrapassem o caráter figurativo.
Se, no tempo de Wright, os modelos seguiam as linhas clássicas da arquitetura européia, com cortes octogonais e elementos retilíneos, as peças agora ganharam suavidade, sem perder, no entanto, o design sofisticado.
"A reconstrução exige um estudo aprofundado do momento histórico da fabricação e a posterior adequação da peça à realidade", explicou o arquiteto italiano.
Ele aproveitou para apresentar slides com imagens dos móveis de Wright e de diversas construções do período de 1910 a 1959.
Filippo Alison costuma participar periodicamente dos lançamentos da Cassina -empresa que detém os direitos de reconstruir coleções de móveis inspiradas em nomes como Le Corbusier, Rietvel, Mackintosh, Gunnar Asplund e Lloyd Wright- nas unidades de representação do país.
No Brasil, a Probjeto detém os direitos de fabricação do mobiliário da coleção Cassina.
Todas as peças reconstruídas possuem selo de autenticidade com direito a reprodução adquirido junto a herdeiros ou instituições que eventualmente respondem pela manutenção dos originais.
O diretor da Forma, Petco Gueorguiev, 56, explica que o mobiliário não é uma cópia do modelo original, mas reproduz as formas e as linhas arquitetônicas com algumas modificações.
Apesar de as peças sofrerem alterações, a Cassina procura manter o formato proposto pelo autor do design.
Para isso, são realizados estudos sobre a vida, o trabalho e a própria intenção do arquiteto ao criar uma determinada peça.

Texto Anterior: Casal adiou compra por quase 3 meses
Próximo Texto: Saiba quem foi Lloyd Wright
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.