São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
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Filme traz farsa sobre solidão

CASSIO STARLING CARLOS
DA REDAÇÃO

"Amores Expressos", filme de Wong Kar-wai, reafirma o grau de inventividade que sopra do cinema produzido em Hong Kong.
Composto por duas histórias que se cruzam a partir de um tema -o fracasso-, "Amores Expressos" é antes de tudo uma deliciosa farsa sobre o mal-estar da solidão.
Dois policiais sem nome sofrem com a decepção amorosa. Nem nome eles têm, apenas o código de corporação.
As mulheres são fugazes ou simplesmente farsantes, criaturas de pura imagem. Mas não se trata de um filme misógino.
Como uma boa comédia, o filme se constrói sobre uma sucessão de equívocos. Daí o humor, mas também os extravios que conduzem à decepção afetiva.
Mas a beleza de "Amores Expressos" não deriva da lamúria sobre sentimentos extraviados. Ela brota da maneira urgente como Wong Kar-wai filma um mundo em incessante dispersão, mas sem deixar de perder seus encantos, mesmo imerso na velocidade.
(CSC)

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