São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

Compositor da trilha de 'Farinelli' faz concerto de cravo no Maksoud

WILLIAM LI
ESPECIAL PARA A FOLHA

O cravista francês Christophe Rousset, 34, se apresenta neste domingo, no Teatro Maksoud Plaza. Ele foi o responsável pela trilha sonora do filme "Farinelli, Il Castrato", de Gerard Corbiau, que esteve em cartaz em São Paulo neste ano. Para recriar a voz de um castrato, Rousset juntou eletronicamente a voz de um soprano e a de um contratenor.
Rousset iniciou-se no cravo aos 13 anos e estudou com os maiores cravistas da atualidade, como Huguette Dreyfus, na Schola Cantorum de Pauris, e Gustav Leonhardt, no Real Conservatório de Haia. Em 1983, conquistou o primeiro prêmio do Concurso de Cravo de Bruges, que não havia sido concedido nenhuma vez, desde 1971.
A partir daí, passou a atuar com os melhores conjuntos de música antiga e se apresentou como solista e baixo-contínuo. Desde 1991, Rousset é professor de baixo-contínuo no Conservatório de Paris, uma das atividades mais difíceis para teclados, pois o instrumento deve improvisar e criar a música na hora, a partir das cifras dadas pelos compositores.
No concerto de hoje, Rousset interpretará o "Concerto nº 1 em Ré Menor para Cravo e Orquestra BWV 1052", de Bach, um marco na história dos instrumentos de teclado. Nele, pela primeira vez, o cravo é o solista, e não mais o baixo-contínuo. Extremamente original, Bach procura mostrar neste concerto que o cravo comporta uma vasta gama de possibilidades virtuosísticas e efeitos sonoros impossíveis de serem tocados por outros instrumentos. Na primeira "cadenza" do 1º movimento, por exemplo, Bach nos surpreende quando chega a sair do sistema tonal e usar acordes que só reaparecerão com Schoenberg.
Depois de sua apresentação, a Camerata Maksoud Plaza apresentará as "Bachianas Brasileiras nº9", de Villa Lobos, e o quarteto "A Morte e a Donzela", de Schubert.

Concerto:Christophe Rousset (cravo) e Camerata Maksoud Plaza
Onde: Teatro Maksoud Plaza (al. Campinas, 150. tel. 253 4411)
Quando: hoje, às 17h
Quanto: de R$ 6,00 a R$ 20,00

Texto Anterior: Filme traz farsa sobre solidão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.