São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede brasileira de fast food abre 1ª loja em SP

ALINE SORDILI
EDITORA DO TUDO

Mais uma franquia de alimentação fast food vai aportar em São Paulo -em Guarulhos (20 km ao norte de São Paulo). A Truc's, de Brasília, chega em dezembro.
Inaugurada em 1973, a rede tem 11 unidades próprias e 33 franquias. As lojas são formatadas em quatro tamanhos diferentes.
Para investir em uma de 250 m2, a maior delas, são necessários R$ 83 mil. Os outros investimentos variam de R$ 69 mil a R$ 20 mil -para a loja de 20 m2.
Os investimentos não contam o ponto comercial. O prazo de retorno é estimado entre 8 e 18 meses, dependendo do tamanho da loja.
A rede cobra taxa de publicidade (5%) e royalties (5%). O faturamento para a loja maior é estimado em R$ 40 mil. O lucro líquido pode variar de 18% a 24%.
A rede oferece um diferencial em relação às outras. Cerca de 40% -percentual equivalente ao gasto com equipamentos- do investimento inicial para montar a loja podem ser financiados pelo BB ( Banco do Brasil).
"Até o ano passado, o financiamento chegava a 100%, mas o arrocho na economia reduziu o crédito apenas para os equipamentos", afirma Edson Sossai, 40, diretor da rede.
Segundo ele, a marca não tem, ainda, um master-franqueado na região. Por isso, as franquias serão negociadas individualmente.
"A master-franquia só será concedida para quem já estiver operando na região com pelo menos duas lojas", afirma. Sossai espera instalar, em 18 meses, 50 lojas na Grande São Paulo.
Ele adverte que a rede não negocia com bancos ou investidores. "Só concedemos franquias para pessoas físicas", afirma.

Compras
As compras, diz ele, são terceirizadas com os fornecedores. O abastecimento é centralizado.
A franquia oferece assessoria na escolha do ponto, projeto arquitetônico padronizado, treinamento de 40 dias, acompanhamento, marketing unificado e material promocional.
As lojas Truc's são lanchonetes similares às do McDonald's e Bob's, vendendo hambúrgueres, sorvetes e batatas fritas. A rede trabalha com fornecedores como Coca-Cola e Kibon.
Para Sossai, o franqueado deve ter experiência na área gerencial, dedicar-se exclusivamente ao negócio, inclusive nos fins-de-semana, e trabalhar em parceria com os demais franqueados.

ONDE ENCONTRAR
TRUC'S - tel. (011) 931-6080.

Texto Anterior: Enfeites de Natal fazem orçamento aumentar
Próximo Texto: Curso ensina a fazer peças típicas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.