São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
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Como montar uma loja de tintas?

Paulo Henrique Pizzigatti, São Paulo - SP

Um dos setores mais afetados pela recessão econômica é o da construção civil e, consequentemente, o comércio de tintas. Por isso, abrir uma loja de tintas nesse cenário, em princípio, não é oportuno.
Nesse setor, também existem outras oportunidades, como manutenção e pintura de fachadas de casas e apartamentos.
A concorrência no Estado de São Paulo é acirradíssima. São mais de 2.000 estabelecimentos que comercializam esse tipo de material. Para montar uma loja, é necessário investir R$ 50 mil, já incluído o capital de giro.
Somente o estoque inicial de tintas e complementos (massas, solventes, seladores, pincéis etc.) consome mais de 50% do investimento inicial.
Os custos mensais de funcionamento de uma loja de tintas variam de acordo com o porte, diversificação do estoque e localização.
O valor mínimo é R$ 5.000, para pagamento de um ou dois vendedores, um caixa e um ajudante, além dos gastos com o aluguel.
O sucesso do empreendimento depende -além da localização e marketing de vendas- da competência dos vendedores. Eles devem ser capacitados para orientar os clientes na escolha correta do material.
A margem de lucro varia muito. Como a concorrência é grande, ela tem caído bastante. Em geral, fica entre 8% e 15%.
A lucratividade do setor é estimada, em média, em 8%. A taxa de retorno (relação entre lucro líquido e investimento inicial) pode demorar até 30 meses.
A previsão da receita mensal vai depender de vários fatores, como volume e diversificação do estoque, localização do ponto comercial e recursos para publicidade.
Os primeiros meses do ano são tradicionalmente fracos para o setor, enquanto no último trimestre cresce a procura por material para pintura de residências.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

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