São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
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Bar vende chope por ml e expande por franquia

SILVIA NORONHA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os criadores do Choppmetria -uma das primeiras choperias temáticas do Rio, na Barra da Tijuca, zona sul- estão expandindo seu negócio com franquias.
O bar é decorado em estilo posto de gasolina e sua característica principal é servir chope tirado de bombas de gasolina adaptadas para acondicionar a bebida.
Alexandre Garfinkel, 29, um dos sócios, estima entre R$ 20 mil e R$ 35 mil o faturamento bruto mensal de uma loja. O investimento total necessário é R$ 65 mil, excluindo o ponto comercial.
"Queremos montar empresas rentáveis e objetivas, para que a pessoa tenha retorno do investimento em cerca de um ano", diz.
O Choppmetria foi inaugurado em dezembro de 1991. É considerado um dos "points" da Barra, o bairro que mais cresce na cidade. Tem nove empregados e 50 mesas.
Além da decoração em estilo posto de gasolina, o bar inovou ao criar um sistema de "milimetragem" que dá direito a bônus, pagos em forma de chope. O sistema é parecido com o oferecido aos passageiros de companhias aéreas.
Os frequentadores têm direito a uma carteirinha pessoal. Os mililitros de chope que forem sendo tomados são lançados em uma ficha.
Com um litro e meio acumulado, o frequentador ganha 100 ml de chope. Com 50 litros, o bônus é de uma tulipa gratuita por dia, durante dois meses.
Todos os serviços do Choppmetria da Barra terão que ser seguidos pelo franqueado, incluindo o jogo de dardos e as fitas de vídeo selecionadas pelos sócios da casa.
O capital de giro necessário é estimado por Garfinkel em cerca de R$ 10 mil mensais. O franqueado terá que pagar à Choppmetria royalties de 3% do faturamento líquido mensal, mais uma taxa de publicidade de R$ 100 por mês.
O tamanho mínimo da loja deve ser de 100 m2.

ONDE ENCONTRAR
Choppmetria - (021) 237-5897.

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