São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP volta a multar quem fuma em restaurantes

ANTONIO ROCHA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Fiscais da Secretaria Municipal do Planejamento de São Paulo, responsáveis pela fiscalização antifumo, multaram ontem o administrador de empresas Ricardo Cavalieri, 32.
Ele estava fumando na área onde funciona o bar do restaurante São Paulo Grill, na rua Joaquim Floriano, no Itaim-Bibi. O estabelecimento também foi multado.
O valor da multa é de 10 UFMs (Unidades Fiscais do Município), ou R$ 379,00 em outubro.
A multa de Cavalieri foi a segunda aplicada a um fumante desde que o decreto do prefeito Paulo Maluf que proíbe o fumo em restaurantes entrou em vigor, há 40 dias. A secretaria não aplicava multas com base na legislação antifumo desde o último dia 10.
Cavalieri, que fumava enquanto bebia um drinque antes de almoçar, disse considerar o decreto de Maluf "uma violência contra o cidadão". Ele afirmou que vai recorrer à Justiça.
O médico veterinário Sérgio Moraes Petini, coordenador da equipe da secretaria, disse que a multa foi aplicada porque "embora o estabelecimento tenha mais de 100 m2 e um bar independente do restaurante, as áreas não estão hermeticamente separadas". Segundo ele, uma porta entre o bar e o restaurante resolveria o problema.
O gerente do São Paulo Grill, Gilberto Cândido, 48, afirmou considerar a multa injusta. "Onde são servidos pratos é proibido fumar", afirmou. Ele disse que a porta que separa as duas áreas já está sendo providenciada. Segundo o gerente, o movimento da casa caiu cerca de 20% após o decreto.

Texto Anterior: Presos fazem dois reféns no Carandiru
Próximo Texto: WALTER CENEVIVA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.