São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura retoma multa e flagra 2º fumante

ANTONIO ROCHA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeitura multou ontem o segundo fumante desde que foi iniciada a fiscalização antifumo em São Paulo, no dia 25 de setembro.
Desde a primeira multa a um fumante, em 28 de setembro, só o estabelecimento onde a infração era cometida era multado.
O administrador de empresas Ricardo Cavalieri, 32, recebeu a multa de fiscais da Secretaria Municipal do Planejamento no bar do restaurante São Paulo Grill, no Itaim Bibi (zona oeste). O estabelecimento também foi multado.
O valor de cada multa é de 10 UFMs (Unidades Fiscais do Município), R$ 379,00 em outubro.
A última multa a um restaurante tinha acontecido no dia 10 de outubro, apesar das blitze diárias.
Na última sexta-feira, o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Francis Davis, anunciou que a fiscalização seria redobrada.
A decisão foi tomada depois de a Assembléia Legislativa ter aprovado projeto de lei que prevê áreas para fumantes e não-fumantes nos restaurantes com mais de 100 m2 em todo o Estado de São Paulo.
Segundo Davis, o decreto do prefeito Paulo Maluf que proíbe o fumo em restaurantes está em vigor e o projeto de lei estadual não o invalida. O governador Mário Covas já anunciou que deve sancionar o projeto.
Cavalieri disse achar o decreto de Maluf "uma violência contra o cidadão". Ele afirmou que vai recorrer à Justiça (leia texto abaixo).
Sérgio Moraes Petini, coordenador da Coati (órgão da Secretaria do Planejamento responsável pela fiscalização), disse que a multa foi aplicada porque "embora o estabelecimento tenha mais de 100 m2 e um bar independente do restaurante, essas áreas não estão hermeticamente isoladas".
O gerente do São Paulo Grill, Gilberto Cândido, 48, afirmou considerar a multa injusta. "Temos mais de 100 m² e as pessoas só fumam no bar. Onde são servidos pratos é proibido fumar." Ele disse que os proprietários da casa devem recorrer à Justiça.
A blitz de ontem foi a segunda em um domingo. Foram vistoriados 12 estabelecimentos. Só houve autuações no São Paulo Grill.
A Coati vai se reunir hoje com diretores de shopping centers para discutir a proibição do fumo. Em três semanas, os fiscais vão começar a multar quem fumar em shoppings e supermercados.

Texto Anterior: Fim-de-semana registra 26 homicídios em SP
Próximo Texto: 'Fumo quantas vezes quiser'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.