São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

DE ONDE VEM A NOVA AMEAÇA DE DIFTERIA?

BILL PITZER; EARLE HOLLAND<PW:POPUP,2,0.5>MONICA; DIGIENOY<UN->
DE ONDE VEM A NOVA AMEAÇA DE DIFTERIA?

Depois de ficar quase 30 anos sob controle em nível mundial, a difteria está se propagando a partir da ex-União Soviética, ameaçando infectar cerca de 200 mil pessoas este ano, um número quatro vezes superior ao do ano passado. Essa bactéria afeta a pele, a garganta ou os pulmões, algumas vezes de forma permanente, danificando o coração e o sistema nervoso. Entre 5% e 10% das vítimas morrem.
A doença se converteu em epidemia neste ano, sendo registrados casos graves em todas as 15 novas repúblicas. Os especialistas dizem que uma escassez prolongada da vacina antidiftérica impediu uma total proteção das criancas soviéticas nos anos recentes.
Por outro lado, a fragmentação da União Soviética criou uma maior liberdade para viagens entre as recém-criadas repúblicas. As difíceis condições econômicas, acompanhadas por problemas sanitários e de higiene, também contribuíram para disseminar a doença.
Funcionários de entidades internacionais temem que agora a epidemia se espalhe para a Europa e possivelmente os Estados Unidos, e pediram um subsídio de pelo menos US$ 33 milhões para vacinar cerca de 300 milhões de pessoas.

By BILL PITZER and EARLE HOLLAND
GFS336 Copyright @ 1995 The New York Times Syndicate

Texto Anterior: Uma mesma pessoa pode ter vários tipos de HIV em seu corpo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.