São Paulo, sábado, 4 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONZE DIVINAS COMÉDIAS

Infância - Os irmãos Cláudio César, Arnaldo e Sérgio Dias passam a infância, no início dos anos 60, numa casa na Pompéia, em São Paulo. O trio forma a "tribo tabaru". Cláudio César era o cacique; Arnaldo, o Vaca Sentada; Sergio, o Bunda Suja. "Um dia, chegando em casa, dona Clarisse (mãe dos três) tomou um grande susto, ao ver um garoto chorando, amarrado sobre uma fogueira que ardia nos fundos da casa."
Comida - Em 1964, os integrantes dos grupos The Wooden Faces (de Arnaldo) e Teenage Sisters (de Rita) começam a fazer programas juntos, como idas ao boliche e lanchonetes. "Até nessas horas Rita fazia questão de ser diferente: quando não pedia batatas fritas após o sorvete, comia os dois juntos", escreve Calado.
Jorge Ben - Depois de prometer compor uma canção para o primeiro disco dos Mutantes, Jorge Ben sumiu. Às vésperas da gravação, os músicos vão ao apartamento de Ben. Sonolento, ele deixa uma musa no quarto, entra na sala, folheando um jornal, olha para os garotos, pára de repente e diz: "Ela é minha menina... e eu sou o menino dela". Nascia "A
Minha Menina", gravada no dia seguinte.
Primeiro disco - Em junho de 68, sai "Os Mutantes", primeiro álbum do trio. As vendas são ajudadas pelo pai de Arnaldo, que paga a garotos da vizinhança para comprarem o LP pela cidade com a intenção de chamar a atenção dos lojistas para os Mutantes. "Era um marketeiro avant la lettre", escreve Calado.
Primeira viagem - Em janeiro de 69, dentro do avião que levará o grupo a Cannes, Arnaldo começa a gritar que está passando mal, finge vomitar, em convulsões intermináveis, e depois finge engolir de volta todo o produto do vômito.
Beatles - Em Londres, na sequência da viagem, Rita lambe literalmente a maçaneta da porta da gravadora Apple, dos Beatles.
Lua - Os Mutantes prosseguem viagem até os EUA. Lá compram crachás da PanAm que
garantiam o direito de tomar parte em um do primeiros vôos comerciais à Lua.
Flávio Cavalcante - Em março de 70, sai o terceiro disco dos Mutantes, com uma versão debochada de "Chão de Estrelas", de Orestes Barbosa e Silvio Caldas. Flávio Cavalcante quebra o disco no ar, durante o seu programa de TV.
Casamento - Em 30 de dezembro de 71, Rita e Arnaldo se casam na casa dos pais de Rita. Ela usa o mesmo vestido com que tinha se apresentado num festival da canção. Em janeiro de 72, o casal vai falar sobre o casamento no programa de Hebe Camargo e rasga a certidão de casamento no ar.
Infidelidade - Rita Lee bate à porta do quarto e pede para pegar o pijama. Arnaldo aparece quase nu ao lado de uma garota. "Ah, não! Você tá usando a minha camiseta! Logo a que eu queria usar amanhã!", reclama Rita.
Nave espacial - Os músicos com frequência "vêem" discos voadores em suas viagens de LSD. Em agosto de 74, numa viagem à Europa, Arnaldo visita Antonio Peticov na Itália e o convida para ser o capitão da nave espacial que planeja construir.

Texto Anterior: Livro revive 'loucos anos' dos Mutantes
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.