São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995
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A FRAUDE PASSO A PASSO

1. As agências de viagem de Brasília formaram em julho o Clube de Negócios de Turismo, hoje com 32 filiados
2. Quando há licitação pública, as empresas se reúnem alguns dias antes da abertura das propostas para sortear o vencedor. As reuniões ocorrem na sala 3105, do edifício Brasília Rádio Center, no centro da capital
3. O clube seleciona também as outras empresas que participarão da licitação como perdedoras, apenas para dar aparência de normalidade ao processo
4. A agência escolhida para vencer uma licitação só poderá ganhar outra depois que os demais membros do clube tiverem sido sorteados
5. O vencedor é obrigado a repassar 5% do valor do contrato firmado com o governo para o clube. Metade do dinheiro é rateada entre as empresas que participaram da licitação. A outra metade é dividida entre os demais integrantes do clube
6. Além do percentual sobre cada contrato, as agências pagam uma mensalidade para manutenção do clube. Os valores variam de R$ 600 a R$ 6.000 por mês, conforme o nível de faturamento de cada empresa
7. Como o clube funciona na clandestinidade, os recursos que obtém são movimentados em uma conta conjunta aberta em nome de dois empresários: Neljandir da Silva Guimarães, da agência Itiquira, e Norma Santioni Vera, da agência Firenze. A conta foi aberta no Unibanco, agência 524, sob o número 118192-3

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